Expert Judgment for Content Validation: Adaptation of a Social-Emotional Skills Instrument

Authors

DOI:

https://doi.org/10.54104/papeles.v17n34.2154

Keywords:

Social competencies, emotional skills, measurement instruments, expert judgment, evaluation methods, content validity

Abstract

Introdução: A avaliação de habilidades socioemocionais no ensino fundamental é fundamental para fortalecer o desenvolvimento integral dos estudantes. O objetivo é avaliar a validade de conteúdo do Teste de Competências Socioemocionais em Adolescentes do Ensino Médio (CSE-AS), para sua adaptação e uso em estudantes do ensino fundamental na população mexicana. Metodologia: Realizou-se uma análise de validade de conteúdo, com a participação de cinco juízes especialistas em áreas como metodologia em educação e psicologia. Os juízes possuíam formação em pós-graduação e estavam vinculados a diversas instituições educacionais no México. O instrumento analisado foi o Teste de Competências Socioemocionais em Adolescentes do Ensino Médio (CSE-AS), que avalia cinco dimensões: Autoconsciência, Autogestão das emoções, Consciência social, Habilidades de relacionamento e Tomada de decisão responsável, por meio de 23 itens em escala Likert de cinco pontos (α = 0,80). Para avaliar a validade de conteúdo, os juízes analisaram cada item em termos de suficiência, clareza, coerência e relevância. As respostas dos juízes foram analisadas por meio do cálculo do V de Aiken, obtendo-se coeficientes que permitiram determinar a validade do conteúdo. Resultados e Discussão: Identificou-se que 100% dos itens obtiveram valores ≥0,80 em suficiência, clareza e relevância. Na coerência, 17% dos itens apresentaram coeficientes <0,80, sendo realizados ajustes com base nas observações dos juízes. Conclusões: A análise do V de Aiken permitiu determinar o grau de concordância entre os juízes, concluindo-se que a validade de conteúdo demonstra a adequação do instrumento para a população do ensino fundamental em escolas mexicanas.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Marlen Román de la Vega, undefined

Licenciada en Educación por la Universidad Autónoma del Estado de México (UAEMex) Maestra en Educación por la Universidad Autónoma de Sinaloa (UAS). Ha sido: Ponente en congresos nacionales e internacionales. Colaboradora en un equipo de investigación en la UAEMex,evaluando la convivencia escolar en instituciones de educación básica,además impartió talleres a padres de familia y profesorado para disminuir comportamiento agresivo en los estudiantes. Participó en un verano científico en la Universidad de Guanajuato (UG). Coautora en capítulos de libro y articulos científicos en revistas indexadas. Colaboró en un proyecto de investigación coordinado por la UAS y la Universidad de California en San Francisco (UCSF). Actualmente es estudiante de doctorado en la Universidad Autónoma del Estado de México. Sus intereses de investigación se centran en variables asociadas al desempeño escolar, principalmente en el personal docente

Brenda Mendoza González, undefined

Doctora en Psicología por la Universidad Complutense de Madrid, Maestra en psicología por la UNAM, Licenciada en psicología por la UNAM, Posdoctorada en la UNAM. Adscrita de Tiempo Completo en la UAEMex, miembro del Sistema Nacional de Investigadores nivel 2. Autora de más de 25 capítulos, más de 30 artículos científicos y 10 libros como único autor

Patricia Balcazar Nava, undefined

Doctora en Investigación Psicológica por la Universidad Iberoamericana. Profesora-investigadora de la UAEMéx, donde es Coordinadora del Programa de Doctorado en Psicología Doctora en Psicología. Miembro del Sistema Nacional de Investigadores en México nivel 1. 

References

Agencia de la Calidad de la Educación. (2023). Marco de evaluación de los aprendizajes socioemocionales. https://diagnosticointegral.agenciaeducacion.cl/documentos/Marco_Evaluacion_Socioemocional.pdf

Aiken, L. (1985). Three coefficients for analyzing the reliability and validity of ratings. Educational and Psychological Measurement, 45(1), 131-142. https://doi.org/10.1177/0013164485451012

Anchundia Macías, G. L. y Vega Intriago, J. (2024). Evidencia de estrategias de desarrollo de habilidades socioemocionales y su impacto en el aprendizaje y el ajuste escolar. Revista Innova Educación, 6(3), 61-79. https://doi.org/10.35622/j.rie.2024.03.004

Benítez Moreno, F. J., Rodríguez Hidalgo, A. J. y Herrera-López, M. (2022). Construction and Validity of the ‘SocioEmotional Skills for School Mediation’ Questionnaire in school-going adolescents. Electronic Journal of Research in Educational Psychology, 21(3), 693-722.

https://doi.org/10.25115/ejrep.v21i61.8499

Benítez, M.ª C. y Ramírez, L. V. (2019). Las habilidades socioemocionales en la escuela secundaria mexicana: Retos e incertidumbres. Revista Electrónica en Educación y Pedagogía, 3(5), 129-144. https://doi.org/10.15658/10.15658/rev.electron.educ.pedagog19.09030508

Cartagena Beteta, M. A., Soria Valencia, E., Vargas Vera, M., Espinoza Tello, A. y Rivera Oliva, R. (2023). Propiedades psicométricas de un instrumento para evaluar las competencias socioemocionales en estudiantes de Secundaria. Educatio Siglo XXI, 41(2), 165-188.

https://doi.org/10.6018/educatio.524941

Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning. (2020, 1 de octubre). CASEL’S SEL Framework: What are the core competence areas and where are they promoted? https://casel.org/casel-sel-framework-11-2020/

Congreso de la Unión. (2024, 6 de julio). Decreto por el que se reforman y adicionan diversas disposiciones de la Ley General de Educación, en materia de educación inclusiva y humanista a pueblos y comunidades indígenas y afromexicanas, migrantes y jornaleros agrícolas.

https://www.dof.gob.mx/nota_detalle.php?codigo=5729933&fecha=07/06/2024#gsc.tab=0

Escobar Pérez, J. y Cuervo Martínez, A. (2008). Validez de contenido y juicio de expertos: Una aproximación a su utilización. Avances de Medición, 6(1), 27-36.

https://www.humanas.unal.edu.co/lab_psicometria/application/files/9416/0463/3548/Vol_6._Articulo3_Juicio_de_expertos_27-36.pdf

Escurra Mayaute, L. M. (1988). Cuantificación de la validez de contenido por criterio de jueces. Revista de Psicología, 6(1), 103-111. https://doi.org/10.18800/psico.198801-02.008

Ferreira, M., Reis-Jorge, J., Olcina Sempere, G. y Fernandes, R. (2023). El aprendizaje socioemocional en la educación primaria: Una investigación sobre las concepciones y las prácticas de los maestros en el aula. Revista Colombiana de Educación, 87, 37-60.

https://doi.org/10.17227/rce.num87-12704

Guevara Benítez, C. Y., Rugerio Tapia, J. P., Hermosillo García, Á. M. y Corona Guevara, L. A. (2020). Social-emotional learning in preschool: Foundations, review of research, and proposals. Revista Electrónica de Investigación Educativa, 22, 1-13.

https://doi.org/10.24320/redie.2020.22.e26.2897

Maldonado-Suárez, N. y Santoyo-Telles, F. (2024). Validez de contenido por juicio de expertos: Integración cuantitativa y cualitativa en la construcción de instrumentos de medición. REIRE: Revista d’Innovació i Recerca en Educació, 17(2), 1-19. https://doi.org/10.1344/reire.46238

Moreno, E. M., Montero, A. y Armada, J. M. (2024). Eficacia de los programas de desarrollo socioemocional aplicados en educación primaria: Una revisión sistemática paraguas. Anales de Psicología, 40(1), 54-68. https://doi.org/10.6018/analesps.488251

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura. (2021). Habilidades socioemocionales en América Latina y el Caribe: Estudio Regional Comparativo y Explicativo (ERCE 2019). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380240

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2024a). Aportes para la enseñanza de habilidades socioemocionales: Estudio Regional Comparativo y Explicativo (ERCE 2019). https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000388352

Organización de las Naciones Unidas para la Educación, la Ciencia y la Cultura (2024b). The Sustainable Development Goals Report 2024. https://unstats.un.org/sdgs/report/2024/The-Sustainable-Development-Goals-Report-2024.pdf

Panizza, M. E., Cuevasanta, D. y Mels, C. (2020). Development and validation of a socio-emotional skills assessment instrument for sixth grade of Primary Education in Uruguay. Estudos de Psicologia, 37, e190066. https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e190066

Peña García, S. N. (2021). La consolidación del aprendizaje socioemocional en la educación primaria. Panorama, 15(29), 1-13. https://doi.org/10.15765/pnrm.v15i29.3075

Schoon, I. (2021). Towards an integrative taxonomy of social-emotional competences. Frontiers in Psychology, 12. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2021.515313

Vergara-Lope Tristán, S. y Blancas Lumbreras, A. (2021). Instrumento aprendizajes básicos para el manejo emocional en niños y adolescentes. RIDE: Revista Iberoamericana para la Investigación y el Desarrollo Educativo, 11(22), 1-29. https://doi.org/10.23913/ride.v11i22.891

Veríssimo, L., Castro, I., Costa, M., Dias, P. y Miranda, F. (2022). Socioemotional skills program with a group of socioeconomically disadvantaged young adolescents: Impacts on self-concept and emotional and behavioral problems. Children, 9(5). https://doi.org/10.3390/children9050680

Published

2025-08-04
Metrics
Views/Downloads
  • Abstract
    10
  • PDF (Español)
    6

How to Cite

Román de la Vega, M., Mendoza González, B., & Balcazar Nava, P. (2025). Expert Judgment for Content Validation: Adaptation of a Social-Emotional Skills Instrument . Papeles, 17(34). https://doi.org/10.54104/papeles.v17n34.2154

Metrics