A linguagem nos programas de educação normal da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos de Ayotzinapa (1926-2022)

Language in Teacher Education Programs at Escuela Normal Rural Ricardo Flores Magón (1929-2022): An Analysis Based on the Historical Archiv

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54104/papeles.v17n33.2142

Palavras-chave:

Linguagem, Formação docente, arquivo histórico, programas curriculares

Resumo

Introdução: Sinaliza como foi configurada a linguagem como objeto de ensino/matéria nos programas de ensino das escolas normais mediante a análise histórica do arquivo da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos (ENRRIB). É analisada a configuração da linguagem como objeto de ensino e meio de formação nos programas de estudo das escolas normais. Metodologia: Desde uma abordagem qualitativa e interpretativa, adota-se a teoria fundamentada como método de investigação. Aplicaram-se técnicas como a análise documental e entrevistas semiestruturadas, com codificação aberta, axial e seletiva, para identificar as categorias emergentes. Resultados e discussões: A concepção da linguagem foi transferida desde um enfoque normativo e prescritivo até uma visão crítica, dinâmica e sociocultural. Identificaram-se diferentes dimensões da linguagem como instrumento de alfabetização, construção de identidade e pensamento, assim como prática social transformadora. Estas transformações refletem tensões ideológicas entre modelos de homogeneização e inclusão. Conclusões: O tratamento da linguagem nos programas normais tem sido historicamente um eixo de disputas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Apple, M. W. (2004). Ideología y currículo. Morata.

Barrientos, J. (2022). Perfiles de egreso en la formación inicial docente: Un análisis desde la percepción de los actores educativos en Perú. Académica.

Besse, J. (2019). Memoria pedagógica y archivo en América Latina: Horizontes para una historia crítica de la educación. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Bonilla Hernández, S. y Sosa Trujillo, C. (2005). Evaluación de las prácticas de crianza y su impacto en la calidad de vida infantil en una muestra de escuelas PEC y NO PEC en el municipio de Puebla [tesis doctoral, Universidad de las Américas Puebla]. https://catarina.udlap.mx/u_dl_a/tales/documentos/lid/bonilla_h_s/indice.html

Canese, V., y Mereles, A. (2024). Innovación educativa y políticas públicas en la formación inicial docente. Revista Latinoamericana de Educación, 18(2).

Carrasco Altamirano, A. y López-Bonilla, G. (2013). Lenguaje y educación: Temas de investigación educativa en México. SM.

Cassany, D. (2006). Tras las líneas: Sobre la lectura contemporánea. Anagrama.

Díaz Barriga, A. (1997). Currículum: Un modelo para armar. Paidós.

Fairclough, N. (2003). Analysing discourse: Textual analysis for social research. Routledge.

Ferreiro, E. y Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. Siglo XXI.

Glaser, B. y Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Aldine.

Guevara Araiza, A., Ríos Cepeda, V. L. y Ponce Villarreal, J. (2016). La evaluación de los aprendizajes en los programas de formación docente. Revista Ra Ximhai, 12(6), 25-49. https://doi.org/10.35197/rx.12.01.e3.2016.01.ag

Halliday, M. (1994). An introduction to functional grammar. Edward Arnold.

Imbernón, F. (2010). La formación y el desarrollo profesional del profesorado: Hacia una nueva cultura profesional. Graó.

Kalantzis, M., Cope, B., Chan, E. y Dalley-Trim, L. (2012). Literacies. Cambridge University Press.

Macías-Narro, A. (2012). Las reformas educativas III: El caso de México (1900-1940). Odiseo: Revista Electrónica de Pedagogía, 9(18), 1870-1477. https://odiseo.com.mx/marcatexto/las-reformas-educativas-iii-el-caso-de-mexico-1900-1940/

Medina Pérez, J. C., & González Campos, J. A. (2024). Formación inicial docente: análisis de los perfiles de egreso de universidades regionales. Meta: Avaliação, 16(50)

Olivera Campirán, M. (2019). Evolución histórica de la educación básica a través de los programas nacionales, 1921-1999. https://maestrias.clavijero.edu.mx/cursos/MPPGEET2SEMC/modulo1/documentos/evolucionhistorica.pdf

Pinar, W. F. (2012). What is curriculum theory? Routledge.

Piñón, F. (2006). Educación y desarrollo en Iberoamérica: Perspectivas y retos. Revista Iberoamericana de Educación. https://rieoei.org/historico/jano/opinion17.htm

Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica: Historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.

Rodríguez, W. (2019). La formación docente: Su resignificación desde el enfoque histórico-cultural. Pedagogía, 45(1), 95-126.

Salinas, F., López, J. y Ramírez, C. (2023). Profesionalización docente y aprendizaje adaptativo: Un estudio comparativo en América Latina. Revista Internacional de Educación y Sociedad, 21(4).

Secretaría de Educación Pública. (2018). Plan de estudios para la formación de maestros de educación básica.

Secretaría de Educación Pública. (2022). Actualización del currículo de formación docente en México.

Shulman, L. S. (2005). Signature pedagogies in the professions. Daedalus, 134(3), 52-59.

Publicado

2025-06-24
Metrics
Views/Downloads
  • Resumo
    127
  • PDF (Español)
    16

Como Citar

Ríos Cepeda, V. L., Hernández López, C. A., & Viramontes Anaya, E. (2025). A linguagem nos programas de educação normal da Escola Normal Rural Raúl Isidro Burgos de Ayotzinapa (1926-2022): Language in Teacher Education Programs at Escuela Normal Rural Ricardo Flores Magón (1929-2022): An Analysis Based on the Historical Archiv. Papeles, 17(33). https://doi.org/10.54104/papeles.v17n33.2142

Edição

Seção

Artículos de Investigación

Categorias

Métricas