A Linguagem nos programas de Formação de Professores através do Arquivo Histórico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54104/papeles.v17n33.2142

Palavras-chave:

Language, Teacher Training, Curriculum

Resumo

A presente pesquisa investiga como a linguagem tem sido configurada como objeto de ensino e meio de formação nos programas de estudo das Escolas Normais, por meio da análise histórica do Arquivo da Escola Normal Rural Ricardo Flores Magón (ENRRFM). A partir da pergunta de pesquisa: Como a linguagem tem sido configurada como objeto de ensino e meio de formação nos programas de estudo das Escolas Normais, com base na análise histórica dos documentos do Arquivo da Escola Normal Rural Ricardo Flores Magón?, utilizou-se uma metodologia com abordagem qualitativa e interpretativa, adotando-se a teoria fundamentada como método, aplicando-se análise documental e entrevistas semiestruturadas, com codificação aberta, axial e seletiva.

Os achados evidenciam que a concepção de linguagem transitou de uma abordagem normativa e prescritiva para uma visão crítica, comunicativa e sociocultural. As categorias emergentes mostram a linguagem como instrumento de alfabetização, identidade e pensamento, bem como prática social vinculada ao contexto comunitário. Conclui-se que o tratamento da linguagem nos programas normalistas não tem sido neutro, mas sim um reflexo de tensões ideológicas entre homogeneização e inclusão, sendo constituído como eixo transversal na formação docente, articulando saberes, ética e compromisso social.

Esse olhar histórico permite compreender que o ensino da linguagem na formação inicial de professores representa uma ferramenta política e pedagógica para a transformação educacional, especialmente em contextos marcados pela diversidade linguística e cultural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Apple, M. W. (2004). Ideología y currículo. Morata.

Barrientos, J. (2022). Perfiles de egreso en la formación inicial docente: Un análisis desde la percepción de los actores educativos en Perú. Académica.

Besse, J. (2019). Memoria pedagógica y archivo en América Latina: Horizontes para una historia crítica de la educación. Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales.

Bonilla Hernández, S. y Sosa Trujillo, C. (2005). Evaluación de las prácticas de crianza y su impacto en la calidad de vida infantil en una muestra de escuelas PEC y NO PEC en el municipio de Puebla [tesis doctoral, Universidad de las Américas Puebla]. https://catarina.udlap.mx/u_dl_a/tales/documentos/lid/bonilla_h_s/indice.html

Canese, V., y Mereles, A. (2024). Innovación educativa y políticas públicas en la formación inicial docente. Revista Latinoamericana de Educación, 18(2).

Carrasco Altamirano, A. y López-Bonilla, G. (2013). Lenguaje y educación: Temas de investigación educativa en México. SM.

Cassany, D. (2006). Tras las líneas: Sobre la lectura contemporánea. Anagrama.

Díaz Barriga, A. (1997). Currículum: Un modelo para armar. Paidós.

Fairclough, N. (2003). Analysing discourse: Textual analysis for social research. Routledge.

Ferreiro, E. y Teberosky, A. (1979). Los sistemas de escritura en el desarrollo del niño. Siglo XXI.

Glaser, B. y Strauss, A. (1967). The discovery of grounded theory: Strategies for qualitative research. Aldine.

Guevara Araiza, A., Ríos Cepeda, V. L. y Ponce Villarreal, J. (2016). La evaluación de los aprendizajes en los programas de formación docente. Revista Ra Ximhai, 12(6), 25-49. https://doi.org/10.35197/rx.12.01.e3.2016.01.ag

Halliday, M. (1994). An introduction to functional grammar. Edward Arnold.

Imbernón, F. (2010). La formación y el desarrollo profesional del profesorado: Hacia una nueva cultura profesional. Graó.

Kalantzis, M., Cope, B., Chan, E. y Dalley-Trim, L. (2012). Literacies. Cambridge University Press.

Macías-Narro, A. (2012). Las reformas educativas III: El caso de México (1900-1940). Odiseo: Revista Electrónica de Pedagogía, 9(18), 1870-1477. https://odiseo.com.mx/marcatexto/las-reformas-educativas-iii-el-caso-de-mexico-1900-1940/

Medina Pérez, J. C., & González Campos, J. A. (2024). Formación inicial docente: análisis de los perfiles de egreso de universidades regionales. Meta: Avaliação, 16(50)

Olivera Campirán, M. (2019). Evolución histórica de la educación básica a través de los programas nacionales, 1921-1999. https://maestrias.clavijero.edu.mx/cursos/MPPGEET2SEMC/modulo1/documentos/evolucionhistorica.pdf

Pinar, W. F. (2012). What is curriculum theory? Routledge.

Piñón, F. (2006). Educación y desarrollo en Iberoamérica: Perspectivas y retos. Revista Iberoamericana de Educación. https://rieoei.org/historico/jano/opinion17.htm

Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica: Historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.

Rodríguez, W. (2019). La formación docente: Su resignificación desde el enfoque histórico-cultural. Pedagogía, 45(1), 95-126.

Salinas, F., López, J. y Ramírez, C. (2023). Profesionalización docente y aprendizaje adaptativo: Un estudio comparativo en América Latina. Revista Internacional de Educación y Sociedad, 21(4).

Secretaría de Educación Pública. (2018). Plan de estudios para la formación de maestros de educación básica.

Secretaría de Educación Pública. (2022). Actualización del currículo de formación docente en México.

Shulman, L. S. (2005). Signature pedagogies in the professions. Daedalus, 134(3), 52-59.

Publicado

2025-06-24
Metrics
Views/Downloads
  • Resumo
    4
  • PDF (Español)
    15

Como Citar

Ríos Cepeda, V. L., Hernández López, C. A., & Viramontes Anaya, E. (2025). A Linguagem nos programas de Formação de Professores através do Arquivo Histórico. Papeles, 17(33). https://doi.org/10.54104/papeles.v17n33.2142

Edição

Seção

Artículos de Investigación

Categorias

Métricas