Pilotaje de la percepción de estudiantes talentosos y padres de familia sobre una actividad inclusiva

Piloting the Perception of Talented Students and Parents about an Inclusive Activity

Autores

DOI:

https://doi.org/10.54104/papeles.v16n31.1799

Palavras-chave:

talento académico, inclusión, percepción, atención educativa

Resumo

Alcançar uma escola inclusiva é um dos desafios dos sistemas educacionais para promover uma educação personalizada e satisfatória para todos a partir de projetos educacionais institucionais. A terceira melhoria educacional cubana está comprometida com a educação inclusiva na qual os alunos com talento acadêmico devem ser considerados. Para isso, deve-se considerar a opinião dos alunos e de seus familiares que serão os protagonistas das novas mudanças. Por estas razões, o objetivo deste artigo é apresentar os resultados da percepção de cinco estudantes talentosos e seus familiares, sobre a forma como estão incluídos no instituto pré-universitário “Eduardo García” na cidade de Cienfuegos, Cuba. , após participarem de uma atividade extrapedagógica que visava desenvolver o roteiro de um vídeo educativo sobre corrente elétrica induzida. A abordagem metodológica é qualitativa, exploratória e diagnóstica baseada em estudo de caso único. Investiga-se a percepção da inclusão dos cinco alunos talentosos e seus familiares após a realização da atividade. Os resultados mostraram que os alunos são motivados por este tipo de atividades e que os pais as consideram benéficas. Além disso, detectou-se que deve ser feito um trabalho planejado com o grupo de professores e a família para alcançar melhores condições de inclusão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Administración de la Comunidad Autónoma del País Vasco, Departamento de Educación, Política Lingüística y Cultura. (2013). Orientaciones educativas: Alumnado con altas capacidades intelectuales. https://dspace.itsjapon.edu.ec/jspui/bitstream/123456789/740/1/Orientaciones-educativas-altas-capacidades.pdf

Alonso, J. A. y Benito, Y. (1996). Superdotados: Adaptación escolar y social en secundaria. Narcea.

Cascarosa Salillas, M. E., Martínez Peña, M. y Lorda Pérez, C. (2019). Inclusión efectiva de los alumnos talentosos en la escuela actual en el marco del Programa de Desarrollo de Capacidades. Contextos Educativos, 24, 145-162. http://doi.org/10.18172/con.3588.

Castellanos Simons, D., Bazán Ramírez, A., Ferrari Belmont, A. M. y Hernández Rodríguez, C. A. (2015). Apoyo familiar en escolares de alta capacidad intelectual de diferentes contextos socioeducativos. Revista de Psicología, 33(2), 299-332. https://doi.org/10.18800/psico.201502.003

Couto Guerreiro Casanova, D. y Gurgel Azzi, R. (2023). Percepciones de estudiantes del sexto año sobre su autoeficacia para autorregular el aprendizaje. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 17(1), 77-92. https://doi.org/10.4067/S0718-73782023000100077

Delors, J. (1996). La educación encierra un tesoro: Informe a la Unesco de la Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI. Comisión Internacional sobre la Educación para el Siglo XXI. https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000187502

García-Cepero, M. C. y Proestakis, M. N. (2010). Perspectivas de atención a los estudiantes con talento académico: Una visión global. En M. C. García-Cepero (ed.), Talentos en el Bicentenario: Educación para el desarrollo de estudiantes sobresaliente (pp. 37-46). Universidad Católica del Norte. https://www.ficomundyt.org/media/miembros/Talentos_en_el_Bicentenario.pdf

González, M.ª de L., Leal, D., Segovia, C. y Arancibia, V. (2012). Autoconcepto y talento: Una relación que favorece el logro académico. Psykhe, 21(1), 37-53. http://dx.doi.org/10.4067/S0718-22282012000100003

Guerra Véliz, Y., Durán Alfonso, E., Mesa Carpio, N. y Leyva Haza, J. (2023). Inclusión educativa de una invidente en la clase de Física en preuniversitario. Atenas, 61, e10213. https://pf.umcc.cu/index.php/atenas/article/view/837/1174

Henao Gil, J. R. (2019). Diseño curricular para la atención educativa de jóvenes con talentos y con capacidades excepcionales en instituciones inclusivas. Revista Cedotic, 4(1), 41-73. https://investigaciones.uniatlantico.edu.co/revistas/index.php/CEDOTIC/article/view/2162/2774

Hernández Carabalí, L. J. y Massani Enríquez, J. F. (2018). La atención educativa a estudiantes con talento académico en la educación básica secundaria en Colombia. Revista Universidad y Sociedad, 10(3), 381-386. https://rus.ucf.edu.cu/index.php/rus/article/view/967/1032

Hernández Fonseca, M. T., Leyva Haza, J. y Guerra Véliz, Y. (2022). La implicación del alumno talento en la preparación de la clase invertida de Física. Revista Conrado, 18(85), 326-334. https://conrado.ucf.edu.cu/index.php/conrado/article/view/2294/2220

Hernández Sampieri, R. y Mendoza Torres, C. P. (2018). Metodología de la investigación: Las rutas cuantitativa, cualitativa y mixta. McGraw Hill.

Iglesias Rodríguez, A. (2009). Planificación y organización en la educación inclusiva. En M.ª del P. Sarto Martín y M.ª E. Venegas Reanauld (coords.), Aspectos clave de la educación inclusiva (pp. 69-84). Instituto Universitario de Integración en la Comunidad. https://sid-inico.usal.es/idocs/F8/FDO22224/educacion-inclusiva.pdf.

Juanes Caballero, I. (2020). El III perfeccionamiento: Una respuesta del sistema educativo cubano. Ciencias Pedagógicas, 13(1), 167-179. https://www.cienciaspedagogicas.rimed.cu/index.php/ICCP/article/view/229.

Muñoz Morán, C. A. (2018). Prácticas pedagógicas en el proceso de transición hacia la escuela inclusiva: Seis experiencias en El Salvador. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 12(1), 95-110. https://dx.doi.org/10.4067/S0718-73782018000100095.

Not, L. (1994). Pedagogías del conocimiento. Fondo de Cultura Económica.

Pérez Luján, D., Álvarez Valdivia, I. M. y Rodríguez García, C. E. (2008). La identificación del talento en la formación profesional: Diseño y resultado de una estrategia. Revista Complutense de Educación, 19(1), 191-207. https://revistas.ucm.es/index.php/RCED/article/view/RCED0808120191A/15599

Pérez Noa, D. y Aguilera Martínez, A. (2023). Reserva científica y jóvenes talentos en villa clara: Plan de acción para su rescate. Directivo al Día, 22(2), 101-118. http://directivoaldia.villaclara.cu/index.php/dad/article/view/122/75

Pérez Luján, D., González Morales, D. y Díaz Alfonso, Y. (2005). El talento: Antecedentes, modelos, indicadores, condicionamientos, estrategias y proceso de identificación. Una propuesta desde la universidad cubana y el enfoque histórico-cultural. Revista Iberoamericana de Educación, 36(4), 1-25. https://doi.org/10.35362/rie3642804

Reinoso Porra, E. y Ramírez Galí, E. E. (2020) La inclusión educativa en el contexto de la educación cubana. Revista de Investigación, Formación y Desarrollo, 8(3), 43-54. https://doi.org/10.34070/rif.v7i1

Reyes Rodríguez, M. y Vizcaino Escobar, A. (2022). Talento académico en la enseñanza general: Contexto cubano, una revisión bibliográfica: Revista PSIDIAL: Psicología y Diálogo de Saberes, 1(1) 82-98. https://doi.org/10.33936/psidial.v1i1.4551

Rivero, J. (2017). Las buenas prácticas en educación inclusiva y el rol del docente. Educ@ción en Contexto, 3, 110-120. https://educacionencontexto.net/journal/index.php/una/article/view/69/131

Rodríguez Gómez, G., Gil Flores, J. y García Jiménez, E. (1996). Metodología de la investigación cualitativa. Aljibe.

Rodríguez Herrera, M. (2021). El papel de las creencias de los padres en la participación familiar. Revista CoPaLa, 6(11), 1-18. https://doi.org/10.35600/25008870.2021.11.0189.

Sañudo Bartolomé, M. y Susinos Rada, T. (2018). ¿Quién toma la palabra en la escuela? ¿Quién escucha? Preguntas pertinentes desde la práctica Reflexiva. Revista Latinoamericana de Educación Inclusiva, 12(1), 79-94. https://doi.org/10.4067/S0718-73782018000100006.

Soto Ramírez, E. R. y Escribano Hervis, E. (2019). El método estudio de caso y su significado en la investigación educativa. En D. M. Arzola Franco (coord.), Procesos formativos en la investigación educativa: Diálogos, reflexiones, convergencias y divergencias (pp. 203-221). Red de Investigadores Educativos Chihuahua.

Valcarce Fernández, M. (2012). De la escuela integradora a la escuela inclusiva. Innovación Educativa, 21, 119-131. https://revistas.usc.gal/index.php/ie/article/view/28

Vera Salazar, C. y Vera Salazar, N. (2015). La estimulación del escolar con talento académico en la educación primaria. Varona: Revista Científico-Metodológica, 61, 1-11. http://revistas.ucpejv.edu.cu/index.php/rVar/article/view/254/405

Vieyra García, A. R., Martínez Aguilera, M. y Manteca Aguirre, M.ª S. (2021). Diseño de secuencias didácticas de ciencias para ciegos en aulas inclusivas [ponencia]. IV Congreso Nacional de Investigación sobre Educación Normal, Hermosillo, Sonora, México.

Villanueva-Betancourt, M. y Casar-Espino, L. (2020). Atención educativa al estudiante potencialmente talentoso en el proceso de enseñanza-aprendizaje en la educación superior. Serie Científica de la Universidad de las Ciencias Informáticas, 13(8), 93-107. https://publicaciones.uci.cu/index.php/serie/article/view/625/517

Publicado

2024-06-11
Metrics
Views/Downloads
  • Resumo
    119
  • PDF (Español)
    59

Como Citar

Guerra Véliz, Y., Leyva Haza, J., Hernández Fonseca, M. T., & Marín Mora, N. (2024). Pilotaje de la percepción de estudiantes talentosos y padres de familia sobre una actividad inclusiva: Piloting the Perception of Talented Students and Parents about an Inclusive Activity. Papeles, 16(31). https://doi.org/10.54104/papeles.v16n31.1799

Edição

Seção

Artículos de Investigación

Categorias

Métricas