Postmemoria algorítmica afectiva e identidad histórica visual: Madero: la ciudad que es y no es.

Autores

  • Jacob Bañuelos Capistrán Tecnológico de Monterrey

DOI:

https://doi.org/10.54104/nodo.v19n38.2141

Palavras-chave:

Postmemoria algorítmica, Imagen generativa, Inteligencia artificial, Memoria visual, Identidad, arqueología contemporánea

Resumo

O surgimento de imagens generativas produzidas por meio da inteligência artificial (IA) reincentivou a possibilidade de criar imagens impossíveis e, especificamente, a criação de memórias visuais inexistentes a partir de uma perspectiva afetiva. A partir do conceito de pós-memória algorítmica, analisamos o caso do projeto Madero: A Cidade Que É e Que Não É, do artista Miguel Ángel Camero (2025), enquadrado em Ciudad Madero (Tampico, México), no qual a recriação autobiográfica da memória familiar se cruza com a recriação da paisagem e da evolução histórica da cidade por meio de suas casas e edifícios. Este projeto é o ponto de partida para articular um quadro conceitual emergente que nos permite refletir sobre a hibridização da fotografia com IA e a criação de memórias hipotéticas, índices e punctums algorítmicos, bem como vestígios visuais sintéticos. Este projeto artístico evidencia a reflexão crítica em torno da imagem e seu valor histórico como memória e identidade. Traça também um horizonte emergente sobre o uso da IA ​​na geração de imagens de memória afetiva, e se insere num debate crítico sobre os pactos históricos de leitura da imagem, sobre a verossimilhança e o valor documental dos discursos visuais do faz de conta, diante de uma nova emergência tecnológica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Barros, S. (2023). IAbuelas [Perfil de Instagram]. Instagram. https://www.instagram.com/iabuelas/

Barthes, R. (1984). La cámara lúcida. Notas sobre la fotogra­fía. Paidós.

Camero, M. Á. (2025a, 30 de marzo). Madero: la ciudad que es y no es [Conferencia virtual]. Zoom.

Camero, M. Á. (2025b). Madero: la ciudad que es y no es. Documento propio compartido por el artista.

Del Castillo, C. (2024, 16 de mayo). Inteligencia artificial con­tra el olvido: un proyecto crea “recuerdos sintéticos” pa­ra personas que pierden la memoria. elDiario.es. https://www.eldiario.es/tecnologia/inteligencia-artificial-olvido-proyecto-crea-recuerdos-sinteticos-personas-pierden-memoria_1_11154761.html

Déotte, J. L. (2012). ¿Qué es un aparato estético? Ediciones Metales Pesados.

Derrida, J. (1997). Mal de archivo: una impresión freudiana. Trotta.

Didi-Huberman, G. (2012). Arde la imagen. Ediciones Ve.

Domestic Data Streamers. (2023). Synthetic Memories [Pro­yecto de investigación]. https://www.syntheticmemories. net/research/

Eldagsen, B. (2022). Pseudoamnesia: The Electrician [Proyec­to artístico]. https://eldagsen.com/work/pseudoamnesia -the-electrician/

Flusser, V. (2006). Towards a philosophy of photography. Reakt­ion Books.

Flusser, V. (2012). Into the universe of technical images. Uni­versity of Minnesota Press.

García, P. (2023). Capturing the mind’s eye: How a Barcelona- based studio is exploring the intersection of memory, art, and technology. The Atlantic Dialogues, 1, pp. 45-62.

González, R. (2024, 6 de noviembre). Miguel Ángel Camero reimagina la urbe petrolera. El Sol de Tampico. https://www.elsoldetampico.com.mx/circulos

Hirsch, M. (2012). The generation of postmemory: Writing and visual culture after the Holocaust. Columbia University Press.

MacMasters, M. (2023, 22 de septiembre). Proyecto con IA gana uno de los premios de 20 Bienal del Centro de la Ima­gen. La Jornada. https://www.jornada.com.mx/noticia/2023/09/22/cultura/proyecto-con-ia-gana-uno-de-los-premios-de-20-bienal-del-centro-de-la-imagen-1981

Martín Prada, J. (2025). AI-based generative image production systems in the artistic problematisation of the past: the thematisation of memory and temporality in “AI art”. AI & Society. https://doi.org/10.1007/s00146-024-02163-z

Mavropoulou, M. (2023). Imagined Images [Proyecto artístico]. https://www.mariamavropoulou.com/imagined-images

Pereira, J. (2024). Con la carne desnuda. Diarios de María del Pilar 1973-1985. Lapsus Multimedia.

Rancière, J. (2009). El reparto de lo sensible. Estética y política. LOM Ediciones.

Refik Anadol Studio. (2017). Archive Dreaming [Instalación de arte digital]. https://refikanadol.com/works/archive-dreaming/

Richard, N. (1994). La insubordinación de los signos: cambio político, transformaciones culturales y poéticas de la cri­sis. Editorial Cuarto Propio.

Rivas San Martín, F. (2022). Una genealogía queer de los algoritmos computacionales [Tesis doctoral, Universitat Po­litècnica de València].

Rivas San Martín, F. (2024). Un archivo queer inexistente. Agenda Kuir, 11, pp. 160-167.

Séptimo, R. (2023). Exhumar la Memor.IA [Proyecto artístico]. https://www.rogelioseptimo.com/exhumar-la-memor-ia/

Shobeiri, A. (2024). Virtual photography: Artificial intelligence, in-game, and extended reality. Transcript Verlag.

Vallejo, M. (2023, 31 de julio). IAbuelas: cómo imaginar el rostro de un desaparecido. Vist Projects. https://vistpro jects.com/iabuelas-imaginar-rostro-desaparecido/

Zylinska, J. (2023). The perception machine: Our photographic future between the eye and AI. MIT Press.

Publicado

2025-06-13
##plugins.generic.simpleStatistics.headline##
##plugins.generic.simpleStatistics.infotext##
  • Resumo
    0
  • PDF (Español)
    0

Como Citar

Bañuelos Capistrán, J. (2025). Postmemoria algorítmica afectiva e identidad histórica visual: Madero: la ciudad que es y no es. REVISTA NODO, 19(38), 39–54. https://doi.org/10.54104/nodo.v19n38.2141

Métricas